quinta-feira, 3 de julho de 2014

O Espelho (Oculus)



Finalmente chegando aos cinemas brasileiros, hoje, 'O Espelho' (Oculus - 2013) é um filme que estreou mundialmente ano passado e só agora chega ao Brasil.

Com direção do conhecido editor Mike Flanagan, o qual também é roteirista e diretor, o filme foi baseado em um trabalho anterior, 'Oculus: Chapter 3 - The Man with the Plan' (2006), um curta que foi escrito e dirigido por ele. No entanto, o roteiro do curta é um trabalho feito em parceria com Jeff Seidman, que também é responsável pela história.


No longa, a dupla não volta a assinar o roteiro, mas Mike Flanagan não está sozinho e faz uma nova parceria, fazendo um ótimo trabalho em conjunto com o roteirista Jeff Howard.

Com produtores conhecidos de filmes de terror como 'Sobrenatural', 'O Espelho' tem um toque do estilo usado no trabalho anterior da produção, que reunido ao roteiro muito bem escrito da dupla Mike Flanagan e Jeff Howard, é um filme fantástico em vários sentidos.


A direção de Mike Flanagan é muito bem trabalhada, com ótima fotografia e trabalho de camera, que deixa em evidência a ótima edição de 'O Espelho', que é assinada pelo próprio diretor, o qual conseguiu dar um toque pessoal ao seu filme por isso.

No elenco, a atriz Karen Gillan e Brenton Thwaites são os protagonistas da trama, como os irmãos Kaylie e Tim Russell. No entanto, os atores Annalise Basso e Garrett Ryan, que os interpretam jovens merecem destaque, pois estão fantásticos na pele da versão criança dos irmãos; ao lado de Katee Sackhoff e Rory Cochrane, respectivamente Marie e Alan Russell, seus pais.


O mais curioso da história é a forma como foi editada, com presente e passado em uma linha de tempo contínua, que revela a cada cena o que aconteceu com a família no passado e o que está acontecendo no futuro, de forma clara, porém, misteriosa.

A trama gira ao redor de um estranho espelho antigo, o qual não se sabe exatamente de onde veio, mas que foi ligado a vários estranhos acontecimentos envolvendo pessoas que tiveram contato com a peça por um longo período.


Quando os Russell mudam para a casa nova, Alan decide dar um certo estilo ao novo escritório e entre os móveis adquirido inclui o velho espelho. Como trabalhava em casa, o pai dos irmãos Russell passava mais tempo próximo ao espelho e com o tempo começou a se comportar estranhamento.

E se o novo comportamento do pai já não era assustador o suficiente para Kaylie e Tim, as duas crianças começam a vê-lo na companhia de uma estranha morena dentro de casa. Detalhe, a mãe dos irmãos é ruiva.


Um ótimo roteiro de terror, com conteúdo sobrenatural, que para a alegria de alguns fãs do gênero e da série britânica 'Doctor Who', na qual a atriz Karen Gillan trabalhou, tem uma dose de ficção científica mesclada a forma que a linha do tempo passado e presente foi trabalhada na edição do filme.


NOTA: Super recomendado para os fãs de 'Doctor Who' que curtem terror e/ou vão ver o filme por causa da Karen Gillan. No entanto, indico 'O Espelho' em especial para aqueles que não gostavam da personagem interpretada pela atriz na série britânica, o papel que ela aceitou fazer nesse filme dá uma visão interessante de seu trabalho. Uma experiência fantastic!

Nenhum comentário:

Postar um comentário