sexta-feira, 13 de junho de 2014

'A Culpa é das Estrelas' e de John Grenn por fazer todos no cinema lacrimejar

O filme 'A Culpa é das Estrelas' (The Fault in our Stars), adaptação do livro de mesmo nome do autor John Grenn, que estreou no Brasil esse mês, é distribuído pela Fox Film do Brasil e narra a história dos jovens Hazel (Shailene Woodley) e Gus (Ansel Elgort).


Os adolescentes se conhecem em um grupo de apoio a jovens com câncer. Por compartilharem um senso de humor peculiar, que os faz viver de uma forma incomum em relação a outros pacientes, acabam se aproximando.

A trama tem foco no romance, mas também destaca a amizade entre os personagens. Um drama com doses de humor, escrito a partir de um gênero novo da literatura mundial que caiu no gosto dos jovens. Porém, mesmo que a literatura com romances onde personagen(s) sofre(m) alguma enfermidade seja novidade, o sick-lit é um tipo peculiar de drama, que retoma a linha cinematográfica do clássico 'Love Story', produção de 1970.

Dirigido por Josh Boone, o roteiro foi adaptado por Scott Neustadter e Michael H. Weber, os quais fizeram um trabalho primoroso em relação a história do livro 'A Culpa é das Estrelas'.

No livro do autor John Green, é narrado o romance dos adolescentes Hazel e Gus que se conhecem e se apaixonam no Grupo de Apoio para Crianças com Câncer.

Hazel, 16 anos, que tem metástase nos pulmões e Gus, 17, ex-jogador de basquete que perdeu a perna para o osteosarcoma. Hazel e Gus são parecidos, ambos inteligentes e de senso de humor afiado, brincam com os clichês do mundo do câncer, uma forma de levar a vida mais relaxada, apesar dos problemas de saúde.

Seja no filme ou no livro, a história envolvendo os personagens de John Green é inspiradora e corajosa. Mesmo que muito dramática, a trama mostra que para ser feliz, as pessoas precisam aceitar as coisas como são, mas só para então, se adaptar a sua realidade. Tentar ser igual aos outros além de impossível, é cansativo. As pessoas precisam aprender a gostar de si mesmas, aceitar seus limites e viver de acordo.

Texto: Anny Lucard

Nenhum comentário:

Postar um comentário