terça-feira, 8 de abril de 2014

Capitão América 2 - O Soldado Invernal



Dirigido por Anthony e Joe Russo (com Joss Whedon envolvido no filme, dirigindo as cenas dos créditos), a história do filme Marvel mais esperado de 2014 evoluiu com os personagens. Assim como ocorreu na sequência de Thor, em 'Capitão América 2 - O Soldado Invernal' (Captain America - The Winter Soldier), com roteiro de Christopher Markus e Stephen McFeely, escrito a partir da história idealizada por Ed Brubaker; é dado um novo fôlego ao primeiro Vingador.

Baseado nos quadrinhos Marvel do 'Capitão América' (publicada pela primeira vez em 1941), o filme com foco em Steve Rogers, interpretado por Chris Evans, destaca também os personagens de Scarlett Johansson e Anthony Mackie.


Quem curte filmes de heróis de ação e/ou adaptações de quadrinhos irá perceber que desde a Batalha de New York, que reuniu pela primeira vez a equipe chamada pela S.H.I.E.L.D. (Strategic Homeland Intervention Enforcement and Logistics Division, que traduzindo para o português seria "Divisão Logística e Aplicação de Intervenção Estratégica Interna".) de Os Vingadores (no filme 'Os Vingadores' da Marvel), que os personagens ganharam um melhor desenvolvimento de suas personalidades e atenção aos seus dramas pessoais.

O próprio Capitão América, Steve Rogers, após toda a confusão que Loki, irmão de Thor, ambos de Asgard, arrumou na Terra; tenta se adaptar ao mundo moderno com dificuldade. Ele está morando em Washington, DC, e busca se atualizar da melhor forma possível, enquanto continua prestando serviço aos Estados Unidos, agora junto a SHIELD, e não no exército.


No entanto, após uma missão com o pessoal da S.T.R.I.K.E. (agência-irmã da SHIELD do Reino Unido), as coisas ficam estranhas entre Steve e um dos membros da equipe e também a única representante feminina de Os Vingadores, Natasha Romanoff. Só que antes que a Viúva Negra e o Capitão América consigam se entender, o chefe da SHIELD, Nick Fury, é atacado e o caos se generaliza não só dentro SHIELD, com pela cidade de Washington.

Em meio a confusão, ninguém é de confiança e os membros da SHIELD vão cada um para um lado. Porém, quando a suspeita cai sobre o Capitão, que passa a ser caçado com suspeito de traição, Steve tem que confiar em Natasha, gostando ou não.


Assim como é percebido em Thor 2 - O Mundo Sombrio, os personagens da sequência de Capitão América, mostram crescimento e evolução nas personalidades. Enquanto Steve tem que lidar com todas as novidades do século XXI, especialmente em relação a mudança de comportamento da humanidade, que para o "Capitão Certinho" é um grande desafio, especialmente quando o assunto são as mulheres. Natasha continua cada vez mais interessante e misteriosa, indo de uma heroína "kick ass" típica de quadrinhos e filmes de ação (como vimos em 'Homem de Ferro 2'), para uma mulher de personalidade complexa, com qualidades e defeitos (apresentada em 'Os Vingadores'); a qual é dona de um humor ácido, que fica ainda mais evidente quando está perto de Steve, pois ela perde o amigo mas não a piada, o que deu ao filme ótimas cenas da ex-agente da KGB junto do "zoável" Capitão. (Melhor não deixar o Capitão sozinho com ela e Stark em 'Os Vingadores 2'. Ou talvez seja bem legal uma cena com os três?! Tadinho!)

Sem contar que Steve tem dificuldade em manter um relacionamento com a ruiva russa, um ótimo exemplo de mulher moderna, independente e confiante, que inclusive não perde a chance de se aproveitar do primeiro vingador por conta da "inocência" do rapaz diante das mulheres de hoje, muito diferentes das de sua época. (Quem a culpa?!)


Mesmo com os problemas de convivência entre o Capitão América e a Viúva Negra, eles precisam ficar juntos para tentar resolver a confusão na SHIELD. Sem tempo de pedir ajuda de fora da cidade, eles contam com poucos em quem confiar. Entre eles está Sam Wilson, um novo personagem que também é conhecido por Falcão (o qual estará em 'Os Vingadores 2 - A Era de Ultron').

Os três, juntos com poucos aliados, vão enfrentar um inimigo obscuro, que se oculta bem de baixo do nariz da SHIELD; além de um guerreiro com habilidades tão extraordinárias quanto as do Capitão.


Quanto a qualidade visual do filme, as características adotadas desde 'Os Vingadores' estão sendo mantidas, inclusive em 3D. Mesmo com uma história independentes, 'Capitão América 2 - O Soldado Invernal' ainda possui vários links para os filmes da franquia, o que é algo realmente inédito (mesmo que com algumas tentativas frustadas em outras franquias). As histórias da Marvel envolvendo os heróis de Os Vingadores se tornou uma franquia única, pois tem características de uma verdadeira série de quadrinhos em forma de filmes. (Vale acompanhar também a série de TV 'Marvel's Agents of S.H.I.E.L.D.')

Para quem ainda não vi nenhum filme da franquia, é uma ótima chance de conhecer, aproveitando para assistir nos cinemas em 3D. Para quem já acompanha as histórias, um ótimo filme de herói com muita ação, mistério e até uma dose de drama.

Com várias dicas do que esperar em 'Os Vingadores 2' ano que vem (2015), o filme 'Capitão América 2 - O Soldado Invernal' tem estreia nos cinemas brasileiro para o dia 10 de abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário