sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

A Menina Que Roubava Livros



Em 2006, Markus Zusak (escritor australiano de outros livros de sucesso como 'Eu Sou O Mensageiro') resolveu escrever um livro diferente de tudo que já havia escrito antes. A história de 'A Menina que Roubava Livros', sobre a menina alemã que encontrou a morte três vezes e saiu ilesa de todas elas. Levaram oito longos anos para o livro finalmente sair do papel para as telas de cinema e virar um filme que pode não fazer justiça as 500 páginas do livro original, mas ficou bastante fiel a obra da qual foi adaptado.

Em 1939, Liesel Meminger perde seu irmão caçula e é abandonada pela mãe na casa de uma senhora rabugenta chamada Rosa que vivia com o marido Hans. No dia do enterro do irmão, Liesel rouba um livro que caíra do bolso de um dos coveiros chamado 'O Manual do Coveiro' e com a ajuda de Hans ela aprende a ler com aquele livro. Durante a guerra que assola a Europa entre 1939 e 1943 ela rouba outros livros que a ajudavam a aprender a ler e escrever ao mesmo tempo em que protege um judeu que fugia dos alemães.

Sempre com a ajuda do simpático e adorável Rudy Steiner, seu melhor amigo, a vida de Liesel que é narrada pelo ponto de vista da morte mostra um lado diferente da segunda guerra mundial.

Dirigido por Brian Percival e roteirizado por Michael Petroni, a dupla certamente conseguiu captar a essência e delicadeza do livro escrito por Markus Zusak nas 2h e 11 min de projeção do longa. Sophie Nélisse que interpreta Liesel também fez um trabalho muito bem feito para uma atriz tão jovem em seu primeiro papel de destaque (antes ela havia atuado no filme francês 'O Que Traz Boas Novas' de 2011). Sophie foi a escolha ideal para interpretar a personagem principal do filme que mostra sua bravura e determinação durante os anos da guerra. Sua amizade com Rudy, interpretado pelo adorável Nico Liesch é um dos fatos marcantes da história, amenizando um pouco o comovente drama. Geoffrey Rush e Emily Watson interpretam Hans e Rosa, os pais adotivos de Liesel e certamente fazem uma diferença na vida da garota, especialmente Hans que se torna seu principal ponto de referência quando ela é adotada pelos Hubermann.

Impossível não se emocionar com esse drama então é aconselhável levar lencinhos de papel para as cenas mais emocionantes pois eles serão necessários durante a projeção do filme.

'A Menina que Roubava Livros' está sendo distribuído pela Fox Films e sua estreia acontece hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário