segunda-feira, 23 de setembro de 2013

O Tempo e o Vento



O Tempo e o Vento filme dirigido por Jayme Monjardim, baseado livremente na obra do escritor Érico Veríssimo é um drama épico que mostra os 150 anos da disputa entre a família Terra-Cambará e a família Amaral. O filme também retrata a povoação do Rio Grande do Sul assim como a demarcação de suas fronteiras.

Mas antes de ser uma história sobre guerra e demarcação de terras, o filme é uma história de amor, especialmente de dois casais de destaque. Bibiana Terra e Capitão Rodrigo Cambará e Ana Terra e Pedro Missioneiro.

O filme narra 100 anos da história da família Terra-Cambará através do ponto de vista da já centenária Bibiana (Fernanda Montenegro) que ao ver o espírito de seu amado Capitão Rodrigo (Thiago Lacerda), ela começa a relembrar fatos que aconteceram com a sua família bem antes dela nascer.

Como o amor de sua avó Ana Terra (Cléo Pires) pelo índio Pedro Missioneiro (Martín Rodriguez) que mesmo com a desaprovação da família de Ana, ela acabou se rendendo a esse amor que parecia impossível e ao mesmo tempo arrebatador. Cleo Pires faz o papel de Ana Terra, personagem que já foi interpretado por sua mãe Gloria Pires na televisão na minisérie exibida em 1985.


Já com Bibiana (Marjorie Estiano) e Capitão Rodrigo não foi diferente. Ele desafiou a todos da cidade Santa Fé e enfrentou todos os obstáculos possíveis para conseguir conquistar a jovem moça já que seu sonho era se casar com ela e formar uma família.

A história mostra o começo de um estado, de um lugar, mas também uma história de amor, perda, lutas e conquistas.

Fernanda Montenegro que narra a história como Bibiana, emociona e conquista a todos desde sua primeira aparição. Seu amor pelo Capitão Rodrigo fala volumes e é possível simpatizar e torcer pelo casal desde o começo do filme.

Apesar de Thiago Lacerda estar um pouco canastrão em algumas cenas, é impossível não torcer pelo Capitão Rodrigo para que ele conquiste Bibiana, o grande amor de sua vida. Sua força e seu senso de humor ajudam a conduzir a história antes dele se preparar para a guerra. Cleo Pires interpreta um papel que já foi de sua mãe na TV mostrando uma Ana Terra sofrida pelos acontecimentos que marcaram sua vida, tendo que continuar a saga de sua família com a ajuda do filho Pedro ao se mudarem para Santa Fé.


Dirigido por Jayme Monjardim que mesmo sabendo da existência de outras adaptações anteriores da obra, quis dar seu toque pessoal ao narrar os primeiros 100 anos da história de Erico Verissimo. O longa tem uma belíssima fotografia de Affonso Beato que enche os olhos de quem assiste, assim como o cuidado com a direção de arte que a produção do filme teve.

O filme levou 8 anos para ser produzido e 11 semanas para ser filmado e contou com um elenco de 125 atores.

O Tempo e o Vento está sendo distribuído pela Paris e Globo Filmes estreia nas salas de cinema no próximo dia 27 de setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário