quarta-feira, 6 de março de 2013

OZ -Mágico & Poderoso (Crítica)

Todos conhecemos a história do O Mágico de Oz. Na verdade, conhecemos a história da menina Dorothy e como ela vai parar no fantástico mundo de Oz onde segue através do caminho de tijolos amarelos até a cidade das Esmeraldas na companhia do Leão Covarde, o Homem de Lata e o Espantalho além de seu cachorrinho Totó que chegou com ela do Kansas em um furacão. Mas como o Mágico de Oz chegou a ao local? Qual é a história por trás de suas origens? Bom, é isso que trata o novo longa da Disney.


Em OZ - Mágico e Poderoso (Oz - Great and Powerful, 2012), que já mostra uma abertura em estilo filme antigo começa em preto e branco mostrando como era a vida de Oscar - apelidado de Oz pelos amigos (James Franco) no Kansas antes de ir parar na terra mágica de Oz.  Ele era um mágico charlatão e trambiqueiro alem de muito mulherengo se envolvendo em confusões por conta de mulheres e de seus truques baratos de mágica.

Criado por L. Frank Baum que escreveu 14 livros sobre a terra de Oz, nenhuma delas entretanto mostrava o passado do Mágico. No filme, assim como irá acontecer com Dorothy, Oscar ou Oz é levado até a terra de Oz em um furacão em um balão de ar. Chegando lá, é reverenciado como se fosse um deus já que possui o mesmo nome da terra mágica onde pousa e segundo a profecia do local, um grande mágico com o nome da cidade irá salvar a todos da Bruxa Má e se tornará o Rei de Oz.

A princípio confuso com tanta informação e sem saber o que fazer, apesar de já chegar querendo tirar vantagem, ele acaba concordando quando conhece a Bruxa Theodora (Mila Kunnis) que lhe conta sobre a profecia antes de levá-lo para conhecer sua irmã Evanora (Rachel Weisz) na Cidade das Esmeraldas. Elas tramam um plano para que a Bruxa Glinda (Michelle Williams) seja morta, mas ocultam de Oz que Glinda é na verdade a Bruxa Boa. Resta saber qual delas é a verdadeira Bruxa Má da história.

Além das Bruxas, Oz conhece outros habitantes na cidade que ajudam o forasteiro em sua jornada. Finley (voz de Zach Braff), o macaco alado e falante que se torna seu principal aliado e a Boneca de Porcerlana (voz de Joey King) uma adorável personagem que cativa o público logo que ela aparece.

Por ser um filme da Disney o que não falta são efeitos visuais de tirar o fôlego desde os efeitos em 3D apresentados no filme, passando pela belíssima fotografia além da direção de arte mostrando as cidades de Oz e das Esmeraldas. A maquiagem, principalmente a da Bruxa Má durante a sua transformação também está impecável.  A direção de Sam Raimi (Spider Man) deu para o filme com planos abertos mostrando a beleza de Oz são um show a parte. O roteiro de Mitchel Kapner faz você não só ficar com vontade de visitar a cidade, como também dá vontade de rever o clássico de 1939 ao som de "Somewhere Over the Rainbow"cantado por Judy Garland.

Oz - Mágico e Poderoso estreia no Brasil dia 08 de março e está sendo distribuido pela Disney.

Nenhum comentário:

Postar um comentário