quarta-feira, 20 de março de 2013

Os Croods (Crítica)


Os Croods (The Croods, 2013) dos mesmos criadores de Madagascar e que foi escrito por Chris Sanders e Kirk De Micco que também dirigem a nova animação da Dreamworks, conta a história dos Croods, uma família das cavernas que tenta sobreviver aos perigos da pré história sem serem devorados. 

Para Eep (Emma Stone), a filha mais velha de Grug (Nicolas Cage) e Ugga (Catherine Keener) sua curiosidade sempre fala mais alto quando vê alguma novidade e quando ela está pronta para explorar, seu pai a força a voltar para as cavernas com o resto da família já que na concepção de Grug o que é novo é também perigoso e ruim. Com isso Eep é obrigada a viver na escuridão sem poder interagir com outras espécies já que seu pai também teme que ela seja devorada. 

Tudo muda com a descoberta do fogo. Eep descobre não somente o fogo mas também o belo Guy (Ryan Reynolds) que diferente da família das cavernas de Eep, é um homo sapiens, e o primeiro com quem a garota primitiva encontra. Claro que é paixão a primeira vista e uma aproximação entre eles é  inevitável ao mesmo tempo que forçada pela garota que só falta carregá-lo pelos cabelos.  E isso tudo acontece alguns dias antes da separação dos continentes que acaba destruindo a caverna onde os Croods moravam forçando-os a se mudar a procura de um novo lugar. 

A animação mostra de uma forma bem simbólica e divertida o Mito da Caverna escrita pelo filósofo Platão no livro VII de A República. Com a chegada de Guy e suas ideias "perigosas" na família Crood, Grug começa a se sentir ameaçado e com medo de que sua família não sobreviva agora que esse estranho está entre eles introduzindo novos conceitos que deixa Eep cada dia mais intrigada... e também apaixonada para desespero do pai. Apesar dos protestos inicias de Grug, Guy promete levar a família para o amanhã onde tem sol já que ele está seguindo a luz, diferente do que Grug fazia. Grug enciumado da atenção que o forasteiro começa a receber dos membros da família, começa a tentar inventar também mesmo que nunca tenha usado seu cérebro dessa forma. 

O filme mostra animais bem diferentes já que nunca foi descoberto que tipos de bichos existiam na pré história, então a criatividade da produção mostra misturas de animais como Tartatura+Papagaio, Gato+Coruja, Piranha+Pássaro, Baleia Terrestre entre outros bichos estranhos. 

Os Croods que conta com um roteiro fantástico além de efeitos espetaculares em 3D embora também seja apresentado em formato 2D estreia na próxima sexta feira, dia 22 de março em cópias dubladas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário