sábado, 9 de março de 2013

Equipe de "A Busca" participa de coletiva no Rio de Janeiro


Na última quarta feira (6) aconteceu a coletiva de imprensa com a equipe do filme A Busca em um hotel da Zona Sul do Rio de Janeiro. Formado pelos atores Wagner Moura, Mariana Lima, do diretor Luciano Moura e da roteirista Elena Soares.

Muito simpáticos, a coletiva que mais pareceu um bate papo informal revelou alguns aspectos técnicos do filme.



Luciano Moura começa a coletiva explicando como estruturou a primeira ideia até chegar ao filme. "O primeiro roteiro tinha mais plots, mas a essência era a relação de pai e filho. No terceiro ato o personagem se descobre e descobre quem é o filho. Até ele chegar no pai que é aquele cara que ele quebra a cadeira. Aquele cara que quebrou a cadeira no primeiro ato chegasse diferente no último ato. A viagem transformou ele. Acho que a personagem da Mari ficou buscando dentro de casa o que o filho significava para ela e o pai foi para o mundo e viu que não controla o mundo. O filho mostra que ele tem que se adaptar. A história é sobre isso. Você é vulnerável. Você não controla o destino do seu filho."

A roteirista Elena Soares comenta um pouco do título original do filme que a princípio se chamaria "A Cadeira do Pai". "A Cadeira do Pai tinha uma outra história e como é difícil produzir e distribuir um filme e como queríamos que esse filme caminhasse. Tivemos o bom senso de que A Busca era mais aberto.

Wagner Moura que interpreta o médico Theo no longa complementa. "E inclusive vimos que A Cadeira do Pai não era unânime pois tinha milhares de nomes. Tinha um catálogo de nomes para cinema brasileiro e nenhum se adequava."

O ator falou como foi o processo do personagem. "Uma coisa que me chamava a atenção no roteiro da Elena e do Luciano foi justamente isso. Começa de um jeito e termina de outro. Eles tem a chamada curva dramática. E esse é um prato cheio para qualquer ator. O cara termina o filme completamente diferente do que ele começa. E o roteiro tem uma construção muito matemática. Cada personagem que ele encontra nesse caminho transforma ele de alguma maneira, acrescenta ele. É tipo Procurando Nemo ou o Mágico de Oz. Ele vai encontrando pessoas que vão mudando a visão dele. Esse é um tipo de filme intimista que eu nunca tinha feito. Havia uma complexidade nos personagens que de cara me atraiu. Gastamos tempo e dinheiro com ensaios. A gente leu muito o roteiro. "

"E o roteiro não chegou pronto o que é muito bom porque você pode trabalhar como ator." explica Mariana Lima. "Foi um filme que a gente foi construindo com inteligência e coração. Quando você consegue deixar seu filho ir para o mundo, isso significa amá-lo."

O diretor explica como ele chegou nos nomes de Wagner Moura e Mariana Lima para os papéis principais do casal de médicos Theo e Branca. " Eu tinha visto um filme com o Wagner há muito tempo atrás que é O Caminho das Nuvens com o Vicente Amorim que ele faz um pai. Ele era mais jovem e não tinha filhos e nem precisa falar do talento. A Mariana, tudo que ela faz eu adoro, no teatro sou fã. Foi melhor do que eu pensava. Sou extremamente feliz pela escolha e como eles se tornaram reais. São atores que eu fiquei muito feliz da gente ter chegado nesse resultado."

O ator fala um pouco o que o filme representou para o seu crescimento como ator. "Sofri um pouco na retomada do cinema brasileiro. Eu cheguei da Bahia em uma época em que o cinema tava querendo ser diferente da TV e eu entrei nessa onda e acabei fazendo muito filme. Uma coisa que me chamou a atenção é a diversidade. Diversidade de proposta, diversidade de diretores jovens. Diretores mais velhos também. Então quando surge algo que eu acho que é bem feito me interessa fazer. Faz parte da minha vontade de estar presente no cinema nacional e na sua trajetória. Me preocupo também em fazer trabalhos que acrescentem à minha vida pessoal. E essa história me toca muito. E eu achei que podia acrescentar alguma coisa da minha vida para aquele personagem."

Após a coletiva, o elenco ainda presenciou a pré estréia do filme que aconteceu à noite no Cinépolis Lagoon.


Nenhum comentário:

Postar um comentário