quinta-feira, 7 de março de 2013

A Busca (Crítica)

A Busca conta a emocionante história de um pai que move céus e terras na busca pelo paradeiro de seu filho que fugiu de casa. Theo (Wagner Moura) e Branca (Mariana Lima) são um casal recém separado que tentam afetar o menos possível a vida do filho de 14 anos, Pedro (Brás Moreau Antunes). Quando o casal de médicos resolve dar uma trégua para comemorar o aniversário de 15 anos de Pedro, algo inesperado acontece. Pedro some sem dar vestígios. E agora Teo e Branco precisam juntar todas as peças possíveis para descobrirem o paradeiro do garoto. 


Dirigido por Luciano Moura que também assina o roteiro com Elena Soarez, o filme consegue misturar vários gêneros cinematográficos que vão desde o road movie, passando pelo thriller, drama, comédia. O filme mostra o drama de um casal que precisa se unir novamente já que foram casados por quinze anos. Theo e Branca descobrem que Pedro falsificou sua carteira de identidade e que por isso adotou um cavalo que usou para sua viagem. Enquanto Theo sai em busca do paradeiro do filho que está percorrendo o país para encontrar o avô que mora no Espírito Santo, Branca fica em casa na esperança que o filho ligue dando sinal de vida. 

O filme apesar de apresentar um tom mais dramático, tem seus momentos mais leves e até cômicos como na cena em que Theo quer atravessar o rio de qualquer jeito mesmo depois que o pescador avisa que o rio precisa baixar primeiro ou quando o médico rouba um celular em uma das cidades em que parou já que o seu havia descarregado e precisava ligar para Branca para dar notícias. O longa mostra não somente a busca de Theo por Pedro, mas a busca de Theo por ele mesmo, um Theo que ficou no passado e que ele acaba encontrando nessa viagem. O Theo do começo do filme certamente não é o mesmo do final. Wagner Moura dá o tom certo ao personificar esse pai. Por ser também um pai, o personagem caiu como uma luva para ele que entendeu bem a angustia que seu personagem sentia naquele momento e de que qualquer pista por mais vaga que fosse poderia dizer algo sobre o paradeiro de seu filho. 

A Busca participou da mostra competitiva da premiére Brasil do Festival do Rio de 2012 vencendo o prêmio de melhor filme pelo voto popular alem de ter feito parte da competição do Festival de Sundance 2012. O filme estreia no Brasil no dia 15 de março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário