sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Oscar 2013 - Curiosidades



CURIOSIDADES SOBRE O OSCAR 2013

Algumas curiosidades sobre os indicados ao Oscar desse ano... 

Skyfall é a primeira canção de Bond a obter uma indicação desde For Your Eyes Only, em 1981.

Skyfall, indicada a melhor canção original, será interpretada por Adele na cerimônia e é a única música de Bond a figurar no top 10 da Billboard.

Embora não esteja concorrendo na categoria de melhor filme, 007 – Operação Skyfall, a mais recente aventura de James Bond com Daniel Craig, possui cinco indicações ao Oscar, entre elas, a de melhor canção original e trilha sonora original.



O filme chileno No é o único latino-americano a entrar no distinto grupo de indicados. Ele concorre com o Canadá, Dinamarca, Noruega e Áustria.

Nenhuma produção ganhou o prêmio de melhor filme sem que seu diretor tenha sido indicado desde Conduzindo Miss Daisy, em 1990. Este ano, Argo, Django Livre, A Hora Mais Escura e Os Miseráveis concorrem sem que seus diretores tenham sido indicados. Será que algum vencerá?

Assim como a Academia decidiu ignorar o filme baseado em sua vida, o genial diretor Alfred Hitchcock nunca ganhou um Oscar apesar de ter sido indicado cinco vezes na categoria de melhor diretor. O filme Hitchcok só obteve uma indicação, na categoria de melhor maquiagem e cabelo.

Quvenzhané Wallis é a mais jovem atriz a receber uma indicação ao prêmio, aos nove anos de idade – ainda que tivesse apenas cinco quando fez os testes para o papel. Tatum O’Neal é a mais jovem vencedora – aos 10 anos, ela venceu a estatueta por Lua de Papel, em 1973. Ela é seguida por Anna Paquin, por O Piano, aos 11 anos, em 1994.

Apenas dez musicais venceram o prêmio de melhor filme, quase todos nos anos 50 e 60. Desde que o gênero foi reavivado na última década, Chicago é o único a levar o prêmio, em 2002… Será Os Miseráveis o próximo?

Surpreendente foi a exclusão de Ben Affleck na categoria de melhor diretor por Argo, fato acentuado quando ele venceu um Globo de Ouro na categoria.

Também causou surpresa a exclusão de Kathryn Bigelow e de Tom Hooper. Os dois, ao lado de Affleck, foram indicados aos Director’s Guild of America Awards.

Além da indicação a melhor filme, Django Livre foi indicado em outras quatro categorias. Por isso, é de se estranhar não ver Quentin Tarantino na lista de melhor diretor.

Seja lá quem levar o prêmio de melhor ator coadjuvante, essa não será sua primeira vez, já que todos venceram a categoria antes: Robert De Niro, Alan Arkin, Philip Seymour Hoffman, Christoph Waltz e Tommy Lee Jones.

Seth MacFarlane não é somente o anfitrião do Oscar, ele também foi indicado na categoria de melhor canção original pela música que coescreveu para o filme Ted. Ela será interpretada por Norah Jones na noite da cerimônia.

Meryl Streep detém o recorde de maior número de indicações, com 17. Ela é seguida por Katherine Hepburn e Jack Nicholson, com 12 cada um. Katherine Hepburn mantém o recorde de maior número de estatuetas: quatro.

Surpreendentemente, A Cor Púrpura e Momento de Decisão receberam 11 indicações e não ganharam nenhuma estatueta. O Último Imperador teve nove indicações e também não venceu em nenhuma categoria.

Peter O’Toole mantém o recorde com oito indicações e nenhuma vitória. Em 2003, ele venceu um Oscar honorário.

Com seu papel em O Voo, Denzel Washington se tornou o afro-americano mais indicado na história do Oscar, com seis indicações no total. Ele ganhou duas vezes: por Tempo de Glória (1989) e Dia de Treinamento (2001).

Alguns astros de Hollywood não conseguiram levar o Oscar para casa, entre eles Tom Cruise, com três indicações, e Brad Pitt, com quatro. Leonardo DiCaprio, também indicado em três ocasiões, segue de mãos vazias. Esperava-se que ele fosse indicado por Django Livre.

O diretor de origem chinesa Ang Lee obteve sua terceira indicação por As Aventuras de Pi. Ele é o primeiro diretor de origem asiática a receber a estatueta, por O Segredo de Brokeback Mountain, em 2005.

PREVISÕES

O LA Times prevê que Lincoln terá as maiores probabilidades de levar vários Oscars: melhor filme, melhor diretor (Steven Spielberg), melhor ator, para Daniel Day Lewis, e melhor ator coadjuvante, para Tommy Lee Jones. Na categoria feminina, as favoritas são Jennifer Lawrence e Anne Hathaway, ainda que Sally Field as siga de perto.

A HORA MAIS ESCURA

Você sabia que o agente Larry, da CIA, em A Hora Mais Escura, é o venezuelano Edgar Ramírez, que se iniciou como ator nas telenovelas de seu país?

Jessica Chastain é a única entre os atores indicados este ano a também ser indicada no ano passado.

Kathryn Bigelow se tornou a primeira mulher a receber o prêmio de melhor direção, por Guerra ao Terror, em 2009. Este ano, causou surpresa seu esquecimento por A Hora Mais Escura.

AMOR

Amor é a quarta produção na história do Oscar a ser indicada como melhor filme e melhor filme de língua estrangeira no mesmo ano. As outras três, Z (1969), O Tigre e o Dragão (2000) e A Vida é Bela (1967), ganharam na categoria de melhor filme de língua estrangeira. A história se repetirá com Amor?

A francesa Emmanuelle Riva é a atriz mais velha a receber uma indicação na categoria principal, aos 86 anos, que completará no dia da cerimônia. A britânica Jessica Tandy é, até hoje, a atriz mais velha a vencer um Oscar, aos 80 anos, por Conduzindo Miss Daisy, em 1990. O recorde será transferido a Emmanuelle Riva, por Amor?

Amor possui cinco indicações. Antes, levou a Palma de Ouro, as quatro categorias principais nos Prêmios do Cinema Europeu e o Globo de Ouro de melhor filme de língua estrangeira.

ARGO

O produtor Lester Siegel em Argo, papel pelo qual Alan Arkin foi indicado ao prêmio de melhor ator coadjuvante, nunca existiu! Ele foi criado para a história.

George Clooney já havia dito sim para produzir o projeto de Argo cinco anos antes de Ben Affleck se integrar como diretor, ator e produtor.

Você sabia que, na verdade, o grupo de seis diplomatas preso no Irã nunca foi a um Bazar, não foi detido no aeroporto e o avião em que fugiu nunca foi perseguido? Tudo isso foi agregado a esta produção indicada a melhor filme para dar o grande toque de suspense.

Argo ganhou o Globo de Ouro de melhor filme, mas isso não lhe dá a garantia de vencer um Oscar. Nos últimos cinco anos, somente Quem Quer Ser um Milionário, em 2008, levou os dois prêmios.

LINCOLN

 

O papel do presidente Lincoln era originalmente de Liam Neeson, que abandonou o projeto em 2010 dizendo que estava muito velho para interpretar o personagem. O britânico Daniel Day-Lewis o substituiu e agora caminha rumo ao seu terceiro Oscar.

Daniel Day-Lewis foi convencido por Leonardo DiCaprio a aceitar o papel de presidente Lincoln. Assim ele disse ao vencer o prêmio de melhor ator nos SAG Awards.

Para mergulhar no papel de Lincoln, Daniel Day-Lewis se afastou o máximo possível da modernidade, tanto que os atores coadjuvantes afirmam não ter conhecido o ator de verdade até o fim das filmagens, já que ele sempre estava vestido como o personagem.

Se vencer o Oscar de melhor direção, Steven Spielberg se unirá aos lendários John Ford, Frank Capra e William Wyler, os únicos a ganhar três ou mais estatuetas na categoria.

Ainda que pareça que levasse mais tempo, graças a uma técnica especial utilizada para desenhar as rugas em seu rosto, Daniel Day Lewis se transformava em Lincoln em uma hora e quinze minutos.

OS MISERÁVEIS

Para brilhar como a frágil Fantine, de Os Miseráveis, Anne Hathaway perdeu mais de 10 quilos e consentiu que seu cabelo fosse cortado diante das câmeras, tal como pedia o roteiro.

Entre os nomes sugeridos para o papel de Éponine estavam Lea Michele, Scarlett Johansson e a cantora Taylor Swift. Mas finalmente optaram por Samantha Barks, que interpretou Éponine no concerto de 25 anos da obra e na produção do West End.

Hugh Jackman perdeu quase sete quilos e depois engordou quase 14 para personificar o processo de evolução do seu personagem, Jean Valjean, em Os Miseráveis.

Antes de Tom Hooper, outros diretores estiveram envolvidos na adaptação cinematográfica de Os Miseráveis - Alan Parker, em 1988, e Bruce Beresford, em 1991.

Alguns comparam o momento de Anne Hathaway quando interpreta ‘I dreamed a dream’ ao de Jennifer Hudson em Dreamgirls – Em Busca de um Sonho. Se o Globo de Ouro e o SAG são um indicador, Hathaway, como Hudson, ganhará o prêmio de melhor atriz coadjuvante.

DJANGO LIVRE

Para interpretar Django, foram considerados Michael K. Williams e Will Smith. Mas foi Jamie Foxx quem conquistou o papel.

Kevin Costner esteve em negociações para participar de Django Livre como Ace Woody, mas ele abandonou o projeto por conflitos de agendas. Kurt Russell assumiu o posto, mas também o abandonou depois. O papel foi combinado com o personagem de Walton Goggins, Billy Crash.

Parte da inspiração de Tarantino para Django Livre foi o “spaghetti western” dos 60 Django, estrelado por Franco Nero, que foi convidado pelo diretor para uma participação especial.

O LADO BOM DA VIDA

David O. Russell reescreveu o roteiro de O Lado Bom da Vida umas vinte vezes antes de chegar à versão final, em um espaço de cinco anos. O projeto o toca pessoalmente, já que ele tem um filho bipolar que também sofre de TOC, similar ao protagonista. Ele foi indicado por melhor roteiro adaptado.

O diretor e roteirista David O. Russell filmou O Lado Bom da Vida em apenas 33 dias. O filme foi indicado, no total, a oito Oscars.

O papel de Tiffany Maxwell em O Lado Bom da Vida era de Anne Hathaway, que abandonou o projeto por causa de conflitos de datas com Batman – O Cavaleiro da Trevas Ressurge.

O diretor David O. Russell não estava convencido de que Jennifer Lawrence poderia ser Tiffany Maxwell por causa de sua idade. Mas, quando viu seu teste, ele se convenceu de sua expressividade. Agora, Jennifer poderá vencer o primeiro Oscar de sua carreira.

Robert De Niro obtém sua sétima indicação ao Oscar. Ele antes triunfou por O Poderoso Chefão Parte II, em 1974, e por Touro Indomável, em 1980. Dos cinco indicados na categoria de melhor ator coadjuvante, ele é quem está há mais tempo sem vencer.

BILHETERIA

O filme O Impossível, pelo qual Naomi Watts conquistou sua segunda indicação à melhor atriz, teve um orçamento de 40 milhões de dólares e arrecadou mais de 117 milhões em todo o mundo.

Com um orçamento de 40,5 milhões de dólares, Argo se tornou um sucesso de bilheteria, arrecadando até a data em que este texto foi escrito cerca de 116 milhões de dólares nos Estados Unidos e 71,5 milhões internacionalmente.

A assinatura de Steven Spielberg continua valendo ouro. Com um orçamento de 65 milhões de dólares, o histórico Lincoln já arrecadou mais de 165 milhões de dólares nos Estados Unidos.

A comédia O Lado Bom da Vida, com um orçamento de apenas 21 milhões de dólares, já rendeu uma bilheteria surpreendente de 78 milhões de dólares e oito indicações ao Oscar!

O musical Os Miseráveis foi produzido com 61 milhões de dólares, que renderam frutos: até o momento, o filme já arrecadou mais de 134 milhões nos Estados Unidos e 150 milhões internacionalmente – um total de mais de 284 milhões de dólares.

Apesar de ter arrecadado cerca de 142 milhões de dólares nos Estados Unidos, Django Livre tem que percorrer um longo caminho, já que teve um orçamento ambicioso de 100 milhões de dólares!

Dos indicados a melhor filme, Amor é o que menos tem arrecadado nas bilheterias, apenas superando um milhão e trezentos mil dólares nos Estados Unidos, por razões óbvias: é falado em francês.

Ainda que a superprodução As Aventuras de Pi - que custou 120 milhões de dólares - tenha arrecadado pouco mais de 100 milhões de dólares nos Estados Unidos, no resto do mundo é um sucesso, com mais de 500 milhões de dólares até o momento.

Com um orçamento de 40 milhões de dólares, A Hora Mais Escura é o filme que mais se beneficiou nas bilheterias com a indicação: subiu de apenas cinco milhões a 57 milhões, para um total de 62 milhões e meio de dólares arrecadados nos Estados Unidos.

O surpreendente Indomável Sonhadora arrecadou pouco mais de 11 milhões e quinhentos mil dólares até o momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário