sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

'HELIO OITICICA’ É SELECIONADO PARA A MOSTRA FÓRUM DO FESTIVAL DE BERLIM



'HELIO OITICICA’ É SELECIONADO PARA A MOSTRA FÓRUM DO FESTIVAL DE BERLIM
Evento acontece de 7 a 17 de fevereiro e exibirá filme dirigido por Cesar Oiticica Filho

O documentário Hélio Oiticica, de Cesar Oiticica Filho, foi selecionado para a Mostra oficial Fórum do 63º Festival de Berlim, que acontece de 7 a 17 de fevereiro. O diretor Cesar Oiticica, que também assina o roteiro, estará presente com sua equipe, formada pelos produtores executivos João Villela, Juliana Carapeba e Felipe Reinheimer, este que também assina a fotografia. Além de Antonio Venancio, responsável pela pesquisa de imagem, e a figurinista Julia Ayres.


Paralela à mostra, acontece a 8ª Fórum Expanded, seção dedicada ao trabalho de nomes que se destacaram nas diferentes formas de arte. O público poderá conferir a seleção de filmes em Super 8 feitos pelo próprio Oiticica — ou sobre ele —, e uma mesa de debates com o historiador Sabeth Buchman. O público também poderá experimentar, por uma noite apenas, após a primeira projeção de Hélio Oiticica, a instalação 'Cosmococa'.

Quarenta anos depois de criada, a obra será exibida pela primeira vez em um festival de cinema. O cineasta Neville d'Almeida, autor  da obra, vai à Berlim montar a instalação que convida o público a mergulhar em imagens e sons dentro de uma piscina aquecida sonorizada, a 'Liquidroom'.

"Estou muito feliz com a seleção do filme para a Mostra Fórum. Sempre tive vontade de que o documentário Hélio Oiticica fosse para Berlim porque é um festival que permite que o filme seja apresentando em multiplataforma e transmídia. São conceitos que estão aparecendo nos festivais europeus, mas que já estavam sendo trabalhados pelo Hélio Oiticica, como em 'Cosmococa'", explica o diretor Cesar Oiticica Filho.

Hélio Oiticica fez sua estreia mundial na Mostra Première Brasil onde recebeu o prêmio de Melhor Documentário no 14º Festival do Rio. O filme também foi selecionado para a 36ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

O documentário nos oferece um olhar do próprio artista sobre sua vida e obra. O filme mostra um diálogo direto com o espectador, apresentado por meio de depoimentos e entrevistas históricas e permeado por imenso material de arquivo inédito. Nele, podemos ouvir Oiticica narrando ideias que extravasam o pensamento de uma época e que ainda influenciam o nosso pensamento contemporâneo.

Oiticica foi um artista que germinou a Tropicália e que democratizou a experiência da criação, invertendo o conceito de observador/consumidor de arte para o de autor/objeto da experiência artística. Ele morreu aos 42 anos, quando ainda tinha muito por dizer e fazer.

A extensa pesquisa de imagens e áudio faz com que o espectador acompanhe a evolução do artista, o seu início junto ao Grupo Frente, o surgimento do Neoconcretismo, a criação dos Bólides, Penetráveis, Núcleos e Parangolés, o envolvimento com a Tropicália, o período em Londres e Nova York, até a volta ao Brasil.

O filme espera fomentar a liberdade do olhar e produzir um novo acesso do público a esse artista e à sua obra, ambos em estado de permanente descoberta e construção. É um convite ao público para essa prática criativa que ele mesmo batizou de delírio ambulatório.

O documentário Hélio Oiticica é dirigido por Cesar Oiticica Filho, que há 15 anos é curador da obra de Oiticica. O filme tem 94 minutos e é produzido pela Guerrilha Filmes com o apoio da VideoFilmes.  

Programação Mostra Fórum - Hélio Oiticica
Cesar Oiticica Filho
Brasil 2013, 35mm, 94 min.
Domingo, 10/02., 13:30h Cinemaxx 6 Pressescreening)
Segunda, 11/02., 16:45h Delphi (Premiere)
Terça, 12/02., 22h Cinemaxx 4
Quinta, 14/02., 17:30h Arsenal
Programação Mostra Fórum Expanded
Cosmococa 6: Coke Head's Soup
Hélio Oiticica e Neville D’Almeida                                                                          
Hélio Oiticica, Thomas Valentin (em cooperação com Andreas Valentin) (Brasil)
Endereço: Hamburger Bahnhof - Museum für Gegenwart – Berlin
Staatliche Museen zu Berlin
Invalidenstraße 50-51
10557 Berlin
Terça, quarta e sexta, das 10h às 18h; quinta, das 10h às 20h; sábado e domingo, das 11h às 18h. Não abre na segunda-feira.
 
Cosmococa 4: Nocagions
Hélio Oiticica, Neville D’Almeida (Brasil)
Terça-feira, 12/02, das 22h às 2h
Liquidrom
Möckernstr. 10, 10963 Berlin
 
Quasi Cinema: Hélio Oiticica (Paineis do Fórum Expanded)
Terça-feira, 12/02, 12h Museu de Artes Decorativas
Incluindo a apresentação de uma seleção de fragmentos inéditos de Super-8 de Hélio Oiticica, além de filmagens de Neville D'Almeida e Valetin Andreas

Ficha Técnica
Direção – Cesar Oiticica Filho
Roteiro – Cesar Oiticica Filho
Pesquisa de Imagem – Antonio Venancio
Empresa produtora – Guerrilha Filmes
Produção Executiva – João Villela, Juliana Carapeba, Felipe Reinheimer e Cesar Oiticica Filho
Fotografia – Felipe Reinheimer
Figurino – Julia Ayres
Montagem – Vinicius Nascimento
Música Original – Daniel Ayres e Bruno Buarque de Gusmão

Sinopse
Oiticica e Bressane falam da ideia de fazer um filme de tapes históricos, ou como disse Haroldo de Campos, Heliotapes: fitas K7 em que Hélio dialoga e envia proposições a amigos pessoais como Wally Salomão, Carlos Vergara, Antônio Dias, entre outros. O documentário junta tais tapes históricos a filmes do próprio Hélio e de outros que o filmaram com suas obras, criando esse delírio ambulatório no qual o próprio artista nos conta sua vida num caleidoscópio da cultura dos anos 60 e 70 e que nos permite, finalmente, sermos apresentados a Hélio Oiticica por ele mesmo.

Cesar Oiticica Filho

Cesar Oiticica Filho, nascido no Rio de Janeiro, em 1968, iniciou seus estudos sobre imagem em um curso técnico de fotografia em Manaus. Aos dezesseis anos já integrava o catálogo da 1ª Fotonorte, mostra nacional realizada pela FUNARTE, e em 2005, foi apontado pela revista Photo francesa como uma das revelações da nova geração de fotógrafos brasileiros.

Sua primeira exposição individual foi no Teatro Amazonas, em Manaus, em 1996, e a última, “Quântica”, em 2011, no Rio de Janeiro. Em 2003, realizou o filme “Cosmocápsula” e realizou a Exposição “Cosmococa Programa In Progress”. Foi responsável pela colocação de Hélio Oiticica no Tate Modern, em 2007, e curador da exposição “Penetráveis”, de Hélio Oiticica, em 2009. Em 2010, realizou o curta “Invenção da Cor”, onde Hélio Oiticica fala de seus projetos para espaços públicos, em particular da “Magic Square”, que hoje está no Centro de Arte INHOTIM em Minas Gerais.

Trabalha atualmente com multimeios. Inventou uma nova técnica que transita entre a pintura e a fotografia e que foi apresentada em 2004 na exposição "A Dança da Luz", no Museu Nacional de Belas Artes. Há 15 anos é curador do Projeto Hélio Oiticica e junto com Fernando Cocchiarale da exposição “Hélio Oiticica, Museu é o Mundo”, que gerou um livro, do qual é Organizador. Finalizou em 2012 o documentário “Hélio Oiticica”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário