segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Branca de Neve e o Caçador (Crítica)



A Mais Bela de Todas 

Por Louise Duarte


2012 parece ser mesmo o ano da Branca de Neve. Depois da sátira  “Espelho Espelho Meu” estrelado por Julia Roberts, essa semana teremos a estréia de “Branca de Neve e o Caçador”com Kristen Stewart, Charlize Theron e Chris Hemsworth. Isso no cinema, porque nos seriados ainda temos a Branca de Neve de “Once Upon a Time”.




Em “Branca de Neve e o Caçador” temos uma releitura mais sombria da clássica história dos irmãos Grimm. No filme após se casar com o rei e matá-lo na noite de núpcias, a rainha Ravenna aprisiona Branca de Neve no castelo até ela se tornar adulta. A jovem princesa consegue enganar o irmão da Rainha e fugir de sua cela, indo até a floresta negra onde a rainha não pode entrar pois seus poderes não permitem. Por conta disso, Ravenna manda seu exercito fantasma atrás da princesa, incluindo o Caçador Eric que embora tenha sido escalado para trazer o coração de Branca de Neve, acaba passando para o lado dela, protegendo-a dos poderes macabros da rainha que se alastra como um câncer por todo o reino.


Como tudo envolvendo magia tem um preço, a beleza de Ravenna também tem. Para ela poder permanecer bela, ela é obrigada a sugar a juventude das donzelas do reino. Ela não gosta disso, mas se vê obrigada para sobreviver já que sua mãe a enfeitiçou quando criança. Ela sabe que Branca de Neve é sua perdição pois sua inocência e pureza poderão destruí-la, por isso ela precisa do coração da princesa para poder se tornar imortal.

Com 129 minutos em um longa de pura ação, o filme é um prato cheio para os fãs do gênero e também para quem é fã do clássico conto da Branca de Neve mas estava a procura de uma versão mais sombria da história. A fotografia está primorosa assim como os efeitos especiais, especialmente os envolvendo os poderes macabros de Ravenna.

Falando nela, Charlize Theron faz uma ótima rainha malvada. Ravenna não só é má mas também fria, embora é explicado o porque dela precisar desesperadamente do coração da Branca de Neve.

A maquiagem também é muito bem feita, especialmente nas cenas em que Ravenna se transforma de velha para jovem quando suga a juventude das jovens do reino.



Chris Hemsworth está ótimo como o Caçador Eric e é sem dúvida nenhuma o melhor personagem do longa. Kristin Stewart faz a típica Branca de Neve das histórias clássicas: frágil e indefesa mas ao mesmo tempo humana pois sofreu durante toda a vida e por isso foi preciso lutar pela sua vida e pelo reino por ter sido mantida prisioneira pela rainha depois da morte de seu pai. Ela vira símbolo da própria vida e a única esperança do reino para destruir a rainha. Os sete anões ganharam uma nova roupagem para o filme assim como novos nomes (Gus, Gert, Duir, Muir, Beith, Coll...) também são outro grande destaque do filme, já que apesar de Branca estar ligada a eles no filme, ela não foi morar com os pequeninos como no clássico dos irmãos Grimm.

O filme tem a produção de Joe Roth que já havia produzido “Alice no Pais das Maravilhas” e direção de Rupert Sanders que está estreando como diretor de longas.



Apesar do filme ter alguns clichês previsíveis também possui algumas surpresas e viradas mudando um pouco a história da Branca de Neve do jeito como conhecemos, mas que certamente irá agradar tanto aos fãs da história dos irmãos Grimm como também aos fãs do gênero fantástico e sobrenatural.

Branca de Neve e o Caçador estréia na próxima sexta feira, dia 01 de junho em todo o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário